quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

unidade3 aula1


·  Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos? Ouço suas ideias, dúvidas, curiosidades? 
·  Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?

Sim. Procuro sempre abrir um bom espaço para que o aluno esteja sempre colocando suas idéias, sugerindo, contando suas experiências diante do seu dia a dia, seja nas aulas de esportes, nas brincadeiras com os amigos ou no computador para aqueles que foram contemplados pela vida de ter um computador em casa. Sempre comento com eles que nós professores  não somos donos da verdade e nesta era da tecnologia muito mais, estamos todos buscando conhecimento em conjunto, pois nem sempre vou dar soluções para suas dúvidas e curiosidades em caráter imediato porque não posso chegar na escola com meu diário programado da forma que eu quero ou  que o planejamento pede, eu elaboro um esqueleto da aula que eu pretendo trabalhar mas nem sempre ou quase sempre eu vou desenvolver exatamente daquela forma porque surgirão perguntas e contos que irão dar outro rumo  e eu terei de conduzir a aula de outra forma ou seja , tenho que estar pronta para mudar rapidamente o que estou trabalhando, portanto esse é a razão de nunca estar com o diário pronto, somente à noite que eu concluo o diário de acordo com o que foi trabalhado.A tecnologia nos auxilia quando chegamos em determinada dúvida ou curiosidade e não estou preparada para tal resposta aí colocamos um ponto de interrogação na aula de hoje , deixamos para  pesquisar na internet à noite e amanhã voltamos a esse assunto com a conclusão. E assim desenvolvemos um trabalho em que eu sou a mediadora da aula, porque estou conduzindo ao conhecimento.A escola hoje dá a liberdade do aluno falar e interagir, não é mais aquela aula que o aluno tinha somente ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário